Ir direto para menu de acessibilidade.

Conheçam o Grupo GEDIM

Publicado: Terça, 16 Outubro 2018 19:46

O grupo GEDIM (Gênero, diversidade em movimento e Agroecologia) coordenado  pela  professora Viviane Santos Pereira realizou entre setembro e outubro atividades de extensão junto a escola Municipal  de lavras Lafaiete Pereira (conhecida como Cachoeirinha) localizada na zona rural de Lavras. Estas atividades fazem parte do projeto de extensão intitulado Diálogos sobre gênero, raça, classe social e agroecologia junto a sociedade. Foram elas:

OFICINA: FAXINA ECOLÓGICA

Durante a manha do dia 03 de setembro de 2018 o GEDIM  conduziu 4 oficinas sobre FAXINA ECOLÓGICA  junto com os estudantes do 5º ao 9º da escola rural Cachoeirinha . Nesta oficina foi problematizado  com os alunos a temática da sustentabilidade e a possibilidade de todos e todas (sem distinção de gênero) tornarem a faxina da sua casa mais saudável, econômica e menos poluidora  por meio de atividade teórica e prática.

Além dessa oficina o GEDIM participou da semana da criança na escola Cachoeirinha organizando duas atividades: uma visita dos estudantes ao horto medicinal e também uma Oficina sobre educação ambiental

VISITA TECNICA: Visita de estudantes de escola rural ao Horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares

O GEDIM em parceria com o setor de Plantas Medicinais da UFLA organizou visita dos estudantes do 8º e 9º ano da escola rural cachoeirinha ao Horto de plantas medicinais, aromáticas e condimentares no dia 02/10/18. Ela teve como objetivo possibilitar interação entre esses  alunos e o ambiente universitário.  Ao chegar na entrada da Ufla, os membros do GEDIM entraram no ônibus escolar e deram uma volta pelo campus apresentando alguns locais e atividades desenvolvidas pela Universidade.  Ao chegar no horto de plantas medicinais ocorreu a  visita, coordenada pelos técnico- administrativos do horto que possibilitaram a construção de conhecimento introdutório sobre o cultivo, reprodução  e uso  de plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

As duas oficinas sobre educação ambiental com ênfase na temática da agrobiodiversidade ocorreu durante a tarde do dia 05/10/2018 com os estudantes da educação infantil da escola Cachoeirinha.  O objetivo da oficina foi problematizar a temática da agrobiodiversidade de forma mais lúdica. Foi realizada uma atividade prática sobre como preparar muda utilizando jornal e a importância da diversidade na horta, sobretudo a existência de plantas atrativas de insetos amigos do produtor. Cada criança ajudou a preparar uma muda de manjericão que foi levada para sua casa para posterior plantio junto com seus pais.

Para esta atividade o GEDIM contou com a colaboração do horto medicinal da Ufla (que disponibilizou  cerca de 100 mudas de manjericão), também contou com a colaboração do professor Luis Cláudio, do Departamento de Entomologia/Ufla (que disponibilizou duas caixas com demonstração de insetos) e com a colaboração do Núcleo de Estudos em Plantas Oleaginosas, Óleos Vegetais, Gorduras e Biocombustíveis (G-ÓLEO) que doou composto para preparo das mudas durante a oficina na escola.

Além da oficina o GEDIM fez a entrega de doações de brinquedos, roupas, sapatos e material escolar. Estas doações ocorreram por meio de uma campanha de arrecadação que o GEDIM realizou durante o mês de setembro. No GEDIM participam estudantes de diferentes áreas de conhecimento da graduação (Agronomia e Administração ) e pós-graduação (Estudantes do PPGDE e da Fitotecnia).

Universidade Federal de Lavras •

Departamento de Administração e Economia •

DAE / UFLA • Caixa Postal 3037 • CEP 37200-000 • Lavras MG

Telefone: (35) 3829-1441 • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.