pasar examen de drogas cialis Remedios hongos

Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão

MESTRADO

Profissional

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão foi aprovado pela Capes em março de 2013 e iniciará a primeira turma de estudantes no primeiro semestre do ano de 2014.

O curso está lotado no Departamento de Administração e Economia (DAE) e conta com a colaboração de professores e professoras dos departamentos de Agricultura (DAG), Ciências Humanas (DCH) e Entomologia (DEN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá.

A proposta partiu de um histórico de atuação do Departamento de Administração e Economia nas temáticas ligadas ao desenvolvimento rural e extensão, objetivando agregar novos elementos a esta trajetória e incorporar novas lentes teóricas e metodológicas associadas ás demandas mais amplas da sociedade atual.

O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão visa contribuir para a formação de profissionais qualificados para trabalhar em organizações que prestam serviços, diretos ou indiretos, ao espaço rural e urbano. Dentre tais organizações estão as agências de extensão e assistência técnica, os centros de pesquisa, as universidades, o poder público em suas dimensões federal, estadual e/ou municipal, os órgãos de planejamento, as organizações não governamentais de maneira geral, de produtores e de trabalhadores, as instituições privadas ou públicas de produção e ação social e os movimentos sociais.

Nesta perspectiva, o curso busca atender às demandas da sociedade em geral, no que diz respeito á formação de recursos humanos com capacidade para promoção de sustentabilidade em seu sentido mais amplo, focando as relações sócio ambientais. O intuito é formar profissionais que possuam conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento sustentável e extensão, aptos a conduzir pesquisas e ações voltadas à implementação de novos processos de desenvolvimento, considerando não apenas o aspecto econômico, como também as questões sociais, ambientais, políticas e culturais.

Do mesmo modo, espera-se do profissional a ser formado, que consolide ao longo do curso, habilidades para construir junto aos diversos grupos sociais novas concepções de desenvolvimento e formas mais sustentáveis de utilização de recursos visando o desenvolvimento, dominando métodos para estimular a participação dos atores, seja por meio da sistematização de conhecimentos existentes, seja pela construção de novos conhecimentos, utilizando investigações participativas.

O programa possui duas linhas de pesquisa:
- Sustentabilidade e extensão;          
- Desenvolvimento e extensão.

Para maiores informações, clique aqui.

Universidade Federal de Lavras • Departamento de Administração e Economia

DAE / UFLA • Caixa Postal 3037 • CEP 37200-000 • Lavras MG

Telefone: (35) 3829-1441 • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Desenvolvido pelaPolaris